XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Tema Central: Estado e Comunicação
Sede: Universidade de Brasília - Brasília - DF
Data: 6 a 9 de de setembro de 2006
Informações: www.intercom.org.br
Contexto e pretextos
Em 2006, o congresso nacional de ciências da comunicação se realiza, pela primeira vez, em Brasília, a capital da República Federativa do Brasil.
Trata-se de um espaço simbólico, onde o Estado Brasileiro está enraizado, sediando também o corpo diplomático que representa os Estados com os quais mantemos relações permanentes, bem como as delegações institucionais que compartilham o poder político nacional. Por isso mesmo, a cidade emerge como principal fonte das informações públicas que circulam nas redes midiáticas de todo o país e como provedora do maior volume de recursos (que financiam) e das normas (que regulamentam) para as empresas do ramo.
Por outro lado, o evento transcorre no ano em que o país registra os 300 anos da primeira tentativa de controle da imprensa por parte do Estado. Em 1706 o Estado Português decretou a supressão da primeira tipografia de que se tem noticia em funcionamento no território colonial brasileiro.
Trata-se de ocasião apropriada para se fazer a revisão crítica das relações entre o Estado e os processos de comunicação, especialmente daqueles mediados por tecnologias avançadas, estabelecendo conexões entre o presente e o passado para construir um futuro promissor.
Ao mesmo tempo, será uma boa oportunidade para dialogar com os agentes dos poderes constitucionais (executivo, legislativo e judiciário) sobre as políticas democráticas de comunicação e sobre o papel que nelas deve exercer o Estado, em parceria com o Mercado e a Sociedade Civil, nesta incluindo-se a Universidade.
Sub-temas
1) Políticas Públicas de Comunicação
Estratégias político-econômicas destinadas a fomentar o desenvolvimento e a avaliação dos sistemas e processos comunicacionais pelas empresas privadas, instituições públicas e terceiro setor.
2) Sistemas Governamentais de Comunicação
Imprensa, Radio, TV, Internet e sistemas afins mantidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal
3) Processos Comunicacionais dos Poderes Instituídos
Assessorias de imprensa, serviços de RP, departamentos de publicidade e outros processos mantidos pelo Executivo, Legislativo e Judiciário.
4) Mecanismos de Controle da Informação e da Cultura
Atuação do Estado como entidade reguladora dos fluxos informativos e da difusão cultural na sociedade, através da legislação, dos subsídios e da seleção e/ou indução de conteúdos, etc.
Inovação
O congresso de 2006 será precedido pelo debate do tema central nos Simpósios Regionais que a Intercom vaii promover, durante o primeiro semestre, em todo o território nacional.
Esta inovação pretende inverter o fluxo cognitivo dominante em nossa comunidade acadêmica, instaurando o diálogo necessário entre as comunidades regionais e as vanguardas nacionais.
Confira a seguir o calendário dos pré-congressos regionais da Intercom, anteriormente conhecidos como Sipecs:
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